quarta-feira, 16 de maio de 2007

Reportagem: Provas do dia 6 de Maio


2007-05-07

O Campeonato Nacional de Motocross teve mais uma jornada este fim-de-semana em Moçarria, localidade próxima de Santarém. Nas quatro classes em disputa – MX1, Infantis B, Infantis A e Troféu Vintage – compareceram 63 pilotos prontos a vencer o espectacular mas exigente traçado ribatejano.

A primeira manga de MX1 viu três pilotos diferentes passarem pelo comando da corrida. Paulo Gonçalves realizou o ‘holeshot’ mas uma queda do ‘Speedy’ colocou Henrique Venda na liderança. O algarvio foi sempre seguido de perto por Hugo Santos até que, a seis voltas do fim, o ‘Touro’ passou para a frente. O ‘Vendaval’ atacou poucas curvas depois e partiu rumo à vitória. Mesmo com a queda, PG ainda viria a terminar em 3º mas já a mais de um minuto de HV e HS.

A segunda corrida da cilindrada maior começou com Paulo Gonçalves, de novo, na frente. Mas, desta vez, o n.º 2 não cometeu qualquer erro e só Hugo Santos o conseguiu incomodar na primeira metade da manga. Henrique Venda manteve o seu principal adversário no campeonato sempre ‘à vista’ mas dispôs de poucas oportunidades para tentar a ultrapassagem ao trasmontano.

Já longe do trio da frente, Bruno Silva (4º/4º) deu um importante passo para ‘roubar’ a 4ª posição no campeonato ao lesionado Luís Correia – ausente na ‘sua’ prova – enquanto que Hugo Basaúla (5º/5º) se mostrou à-vontade na 450cc e terminou o dia em 5º. Frederico Dias (6º/8º), Jonathan Rodriguez (7º/7º), Daniel Ferreira (8º/9º), Rui Rodrigues (13º/6º) e Márcio Ferreira (9º/10º) completaram o ‘top ten’.

Os jovens dos Infantis B proporcionaram uma das melhores corridas da tarde. Jorge Maricato (2º/1º) e Rúben Luís (1º/2º) alternaram entre si a vitória nas mangas, tendo cortado a meta, em ambas as ocasiões, separados por escassos segundos. Miguel Costa (5º/3º) não esteve tão forte como nas anteriores jornadas e perdeu o comando do campeonato para Maricato. Diogo Graça (4º/4º) registou o seu melhor resultado nas 65cc ao terminar na frente do Campeão Nacional de Infantis A em 2006, Ricardo Serra (6º/8º).

O lote dos dez mais foi preenchido por David Fernandes (10º/6º), Yaiza Martinez (8º/9º), Tiago Antunes (12º/7º), Ricardo Freire (7º/12º) e Ruben Garcia (9º/11º).

Em Infantis A, David Campos (2º/1º) voltou aos triunfos ao resolver o empate pontual com André Sérgio (1º/2º) a seu favor. Sérgio foi o mais rápido em pista mas cometeu alguns erros e, com isso, Campos aproveitou para recuperar a liderança do campeonato sobre o espanhol Yago Martinez (3º/3º). André Silva (4º/4º) voltou a apostar na regularidade à semelhança de Luís Leal (5º/5º).

A classificação final foi preenchida por Carlos Moreira (6º/6º), Frederico Nazaré (7º/7º) e Fábio Freire (8º/8º).

Cristóvão Teixeira (Suzuki RM250T 1980) (1º/1º) parece ser o eterno vencedor do Troféu Vintage. O n.º 125 voltou a triunfar nas duas mangas das motos antigas, desta vez, na frente de António Silva (Honda CR360 1979) (3º/2º) e de Ricardo Santos (Yamaha YZ250 1981) (4º/3º). Fernando Carvalho (Yamaha YZ490 1980) (6º/4º) bateu Rodrigo Castro (Husqvarna CR430 1982) (2º/11º) – vítima de problemas mecânicos na última manga – na luta pela 4ª posição final.

Podemos dizer que praticamente todas as classes do Nacional de MX estão ao rubro na discussão pelo ceptro. Mas não há dúvida que as atenções recaem sobre as categorias MX1 e Elite. Hugo Santos detém vantagem sobre Henrique Venda, mais precisamente de 3 e 2 pontos, respectivamente. Agora, só nos resta aguardar até à derradeira jornada em Ourém a 3 de Junho. Vai ser um longo mês…

Texto e foto de baixo: Ró Jr.
Fonte:
Motocross.com.pt

Sem comentários: